domingo, 1 de junho de 2008

dia da criança


hoje é o meu dia - dizia eu
e depois diziam-me a mim que eu já era grande e que me deixasse disso
ser grande era bom - pensava eu - e punha-me com ar de grande na minha cadeira grande como se o tempo tivesse passado por mim mais rápido do que a outras crianças
tinha a mesma idade que elas mas na verdade eu era grande como os grandes em volta
eu tinha que suportar a dor porque já era grande
eu tinha que ser a mana grande da mana que antes era maior que eu
eu tinha que ser a mana grande da minha mana pequena
e depois também tinha que ser grande com a mãe para que ela não chorasse
e com o pai para que fosse forte e mantivesse a casa
eu tinha que ser tão grande tão grande que conseguia ser grande sem o ser...
eu conseguia não ser
eu conseguia...

passaram os anos e hoje continua a ser o meu dia
porque a cadeira grande se partiu
porque já não tenho mana grande
e a mana pequena cresceu
porque descobri que a mãe continua a chorar mesmo que eu seja grande
e que continua a chorar mesmo se eu fôr maior que grande (impossível modo de ser - eu não sabia)
e também sei que o pai nunca manteve a casa pois eram as mulheres-meninas-grandes que o faziam...

hoje é o meu dia - digo eu passado tantos anos
e dizem-me novamente - já és grande demais para isso...







(foto:dr.feel good - "untitled")